top of page

Artigos  da  Angela  Torii

 
"7 Passos para aprimorar o seu inglês"


em 21/06/2013

Ser fluente em Língua Inglesa é cada vez mais um requisito fundamental para o sucesso de um profissional no mercado de trabalho.

 

Como vivemos em um mundo globalizado, muitos termos são usados em inglês, principalmente na mídia. Na faculdade, muitas das pesquisas são feitas em conteúdos que estão escritos em inglês e, eu insisto em dizer, que a maioria dos brasileiros, não têm consciência que já possuem muito do conteúdo necessário para comunicar-se em inglês.

 

Quem teve aula de inglês no nível Fundamental e Médio, adquiriu conhecimentos de gramática e vocabulário mínimos para leitura e comunicação básica nesse idioma. O que falta é alguém que as ajude a organizar todo esse conteúdo/conhecimento, tirar dúvidas, ampliar o conhecimento e levá-las a perceberem o que as está impedindo de ter a fluência desejada, orientando-as nesse sentido.

 

Para aprender inglês de fato, é necessário seguir algumas passos:

 

1 – Deixe claro, para você mesmo, “por quê você deseja estudar inglês ou elevar o seu nível de conhecimento do inglês. Essa é a primeira coisa a ser feita. Se não estiver claro, para você, porque vai fazer um curso de inglês; qual o benefício que trará à sua vida a curto / médio e longo prazo, você inicia, se auto sabota e para ou, sempre adia em começar / recomeçar.

 

2 – Faça uma “imersão”, na Lìngua Inglesa, para seu cérebro começar a funcionar nesse idioma. O contato diário com o idioma que se está aprendendo, principalmente ouvindo-o, é imprescindível, se você quer entender e falar esse.

 

3 - Assista filmes legendados, prestando atenção na pronúncia e, depois assista uma vez mais, dessa vez sem legenda.

 

4 - Faça as anotações em sua agenda, em inglês:                                             

Ex:  __ Dentist at 2 o’clock pm. __ Buy fruit and bread, etc.

 

5 - Habitue-se a traduzir o que está pensando em inglês.

Ex: Vou tomar banho.  __ I’m going to take a shower. 

 

6 – Faça seu próprio glossário, anotando todas as palavras novas e diariamente relendo-as, até assimilá-las.

 

7 - Selecione cinco a dez músicas que gosta, e ouça e cante, enquanto vai e volta para o trabalho ou escola. A música é de uma riqueza ímpar, no aprendizado de qualquer idioma e especialmente no Inglês. Usamos determinados músculos da face para falar português e usamos outros músculos para falar inglês. Assim sendo, quando estamos cantando, estamos fazendo uma “ginástica” facial, necessária para falar com mais facilidade os sons que não existem na nossa língua, como por exemplo, o do “th”. Além disso, o nosso cérebro pode perceber com mais clareza, onde os sons são "linkados”(contraídos/juntados), e, consequentemente facilita a compreensão do idioma falado.

 

Saiba que não existe mágica e que o tempo dedicado a qualquer aprendizado é bem empregado porque todo conhecimento é um bem, é um tesouro que ninguém me tira...

 

Grande abraço e até qualquer hora...

I'm another title

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

This is a great space to write long text about your company and your services. You can use this space to go into a little more detail about your company.

 

“TI X INGLÊS”

        Você já deve ter lido ou ouvido falar dos dados estatístico, abaixo, que mostram a situação do brasileiro em relação ao inglês:

  • Brasileiros não sabem falar inglês: apenas 5% dominam o idioma  – O Globo;

  • Fluência em inglês ainda é barreira para muitos profissionais brasileiros – G1;

  • No Brasil, apenas 8% da classe A/B falam inglês fluentemente.

      Não sei se você já se perguntou por quê isso acontece com o brasileiro. Eu já me fiz essa pergunta, lá atrás, e esse foi o tema das minhas pesquisas em busca de ajudar os meus alunos a não fazerem parte dessas estatísticas.

       Esses dados são uma realidade e cada vez que um profissional tem que começar um novo curso de inglês, é um dilema, pois ele acha que de novo não vai conseguir e, na maioria das vezes não consegue, pois vai fazer um novo curso estudando do mesmo modo antigo.

     É muito importante saber “como estudar para aprender inglês”! Não adianta ir a aula e fazer o homework rapidinho e pegar o material só na aula seguinte. Para aprender, de fato, é importante um contato diário com o idioma, não só lendo, mas principalmente ouvindo.

         O brasileiro que trabalha com TI é quem possui o maior conhecimento desse idioma. Todo curso que ele faz, como o Oracle, dentre tantos outros, é em inglês. Todo o material desses cursos, é em inglês. No dia a dia, no seu trabalho, ele está em contato com o inglês.

    Então, porque ele não consegue falar com desenvoltura e compreender esse idioma?

      O processo de aprendizagem, de qualquer idioma, compreende quatro etapas, concomitantes, que são:

1 – A aquisição de um vocabulário básico: cerca de 3.500 / 5.000 palavras e a ordem que essas palavras são colocadas nas frases/sentenças/orações, que é a gramática;

2 – A compreensão escrita do idioma: leitura com entendimento do que está escrito e escrever de forma compreensível;

3 – A compreensão oral do idioma: entender o que é falado pelo nativo do idioma ou não, na velocidade que o idioma é falado;

4 – E falar apropriadamente, com fluência; fazendo-se compreender.

       Portanto, para falar um outro idioma, é necessário a aquisição desses quatro “skills/ habilidades”.

      A maioria dos profissionais da área de TI, têm o domínio das habilidades de leitura [English Reading] e escrita [English Writing], mas não desenvolveram as outras duas habilidades: compreensão/entendimento oral [English Aural Comprehension] e a fala com desenvoltura [English Speaking].

       Como conseguir isso?

       Não existe mágica mas não é tão difícil assim!

       Da mesma forma que o nosso cérebro levou dois anos, quando éramos criança, para armazenar e processar as informações relativas a compreensão e fala do nosso idioma materno, temos que todos os dias ouvir muito conteúdo em inglês, para que ele consiga perceber e processar o que ouve e facilitar o nosso entendimento, nesse ou em outro idioma que queiramos aprender.

       Como falei acima, temos que “aprender a estudar inglês” de forma diferente, integrando esse conhecimento na vida.

Como?

      A aquisição das etapas 3 e 4 requerem um contato diário com o idioma e treino, mesmo que seja cantando músicas ou falando alto, em inglês, o que se está pensando, no caminho de casa para o trabalho/escola e vice-versa.

     Quando você falar vai perceber que poderia ter falado de outra forma mais “correta” e, é essa percepção que vai ajudá-lo a se autocorrigir. Caso não faça isso sozinho, quando for conversar com alguém, vai cometer “mistakes/enganos” e achar que “não consegue falar em inglês”.

     Para tudo na vida, é necessário prática/treino e aprender outro idioma não foge a essa regra. Sim, tudo é uma questão de escolha... de foco... e de ação!!!

      Se para você ter fluência em inglês é importante, não adie mais e decida que 2014 vai ser o ano de resolver essa pendência.  Organize seu tempo, selecione material de áudio, filmes, documentários e programe-se para fazer uma imersão nesse idioma e facilitar a sua compreensão.

     É difícil fazer sozinho? Peça a ajuda de um bom profissional!

   Lembre-se que todos têm essa capacidade e possibilidade. Você não é diferente de ninguém, só tem que querer e agir para chegar lá.

 

      Um forte abraço,   

 

       Angela Torii

I'm another title

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

This is a great space to write long text about your company and your services. You can use this space to go into a little more detail about your company.

Angela Torii

 

bottom of page